Jornais têm queda na versão digital no primeiro semestre de 2023
Jornais têm queda na versão digital no primeiro semestre de 2023

Segundo um levantamento realizado pelo Poder 360, as versões digitais dos principais jornais do Brasil apresentaram uma diminuição no número de assinantes no primeiro semestre de 2023. A análise foi baseada nos dados fornecidos pelo Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e abrangeu um período de dezembro do ano anterior até junho deste ano, contemplando 12 jornais de renome.

Os jornais analisados

O estudo se concentrou em importantes veículos de mídia, como Folha de S.Paulo, Estadão, O Globo, Valor Econômico, Zero Hora, A Tarde, O Tempo, Estado de Minas, Super Notícia, Correio Braziliense, Extra e O Popular. É importante destacar que essa foi a primeira queda significativa de assinaturas digitais em jornais desde o ano de 2017.

Dentre os jornais analisados, nove apresentaram redução no número de assinantes digitais. O jornal Extra foi o mais impactado, com uma queda de quase 37% em sua versão digital, seguido por O Tempo, com uma variação negativa de 32,7%, e Super Notícia, que perdeu 26,5% de seus assinantes. Por outro lado, A Tarde, Zero Hora e Estadão obtiveram um aumento no número de assinaturas digitais, sendo A Tarde o destaque, com um crescimento de quase 19% em suas assinaturas digitais.

Analisando os números agregados dos 12 jornais, o levantamento revela uma perda de pouco mais de 43 mil assinaturas online desde dezembro do ano passado até junho de 2023. Esse declínio representa um desafio para a indústria jornalística, que precisa enfrentar a evolução do cenário digital e conquistar novas estratégias para manter e atrair assinantes em suas plataformas digitais.

É possível que a mudança nos hábitos dos leitores e o surgimento de novas fontes de informação na internet tenham contribuído para essa queda. Assim, os jornais precisam buscar formas inovadoras de oferecer conteúdo de qualidade e relevante, mantendo-se relevantes em meio a um ambiente digital cada vez mais competitivo.

Leia também:

Festival 3i, no Rio, aborda o futuro do jornalismo digital