Nesta quarta-feira, 17 de julho, celebra-se o Dia Mundial do Emoji. Um estudo da Clevertap revela que notificações de marcas contendo esses símbolos geram uma taxa de cliques 12% maior em comparação com aquelas que não os utilizam. Os emojis surgiram no Japão, no final da década de 1990, criados pelo designer Shigetaka Kurita para a operadora NTT DoCoMo. Hoje, eles são uma linguagem universal.
A pesquisa da Discovery indica que 82% dos brasileiros preferem usar esses ícones para expressar emoções online. Marcas também adotam essa prática. Um estudo da Adobe mostra que 60% dos usuários globais provavelmente abrirão e-mails ou notificações push com esses símbolos, e 42% são mais propensos a comprar produtos que os utilizam. A Clevertap, especializada em retenção e engajamento de usuários, analisou o impacto dos ícones em notificações.
O relatório CleverTap Art of Emoji descobriu que notificações com esses símbolos têm uma taxa de cliques 12% maior. Na América Latina, os ícones preferidos são: 👋📲🛒🔴🔺💸😂💡👇🧊🍇🥳📱🐰🤪🆕👑🎧😉🥰🏆😏👉🏃.
Marcell Rosa, Gerente Geral e Vice-Presidente de Vendas na América Latina da Clevertap, destaca a importância do uso correto desses ícones: “Emojis são como temperos mágicos na despensa de qualquer profissional de marketing. Quando usados corretamente, esses pequenos símbolos podem dar vida a qualquer mensagem.” Rosa recomenda que as empresas descubram quais ícones funcionam melhor para seu público-alvo e os usem de forma contextual.
O estudo também mostra que marcas de e-commerce utilizam apenas 20% dos ícones de melhor desempenho em suas mensagens, e até 30% dos mais usados têm desempenho insatisfatório em algumas regiões. Rosa prevê que os avanços na MarTech permitirão uma hiperpersonalização das comunicações, ajustando dinamicamente os ícones com base no sentimento e no contexto da conversa.
A Clevertap analisou 10 bilhões de pontos de dados em 40 milhões de notificações push enviadas por plataformas de e-commerce em todo o mundo para entender as preferências dos clientes e o impacto desses símbolos.