Um estudo inédito da BrandLovrs, plataforma líder de Creator Marketing, revelou as marcas que os criadores de conteúdo mais desejam para futuras parcerias publicitárias. O levantamento, realizado com mais de 150 mil creators cadastrados na plataforma, apontou que O Boticário, Nike, Growth Suplementos, Coca-Cola e Samsung estão entre as empresas mais cobiçadas.
Na categoria de beleza, O Boticário lidera, seguido por L’Oreal e Sephora. No setor de moda, Nike ocupa a primeira posição, com Adidas e Renner logo atrás. Growth Suplementos, Dux e Max Titanium são as favoritas em saúde e fitness. Coca-Cola, Nestlé e McDonald’s encabeçam a lista de comidas e bebidas, enquanto Samsung, Apple e Electrolux são as marcas mais mencionadas em eletrônicos.
O CEO e cofundador da BrandLovrs, Rapha Avellar, destaca a importância da tecnologia na otimização das parcerias entre marcas e creators. “Nosso levantamento aponta que há ainda muita oportunidade para marcas e creators alavancarem seus resultados e a tecnologia tem um papel fundamental para tornar escalável a colaboração entre os anunciantes e nano e micro creators – aqueles que possuem até 10 e 100 mil seguidores, respectivamente. Estamos causando uma disrupção no mercado ao trabalhar sem intermediários na cadeia de contratação dos creators, garantindo que o orçamento de marketing seja integralmente investido em mídia de impacto direto, eliminando custos desnecessários e aumentando a eficiência do investimento”.
O estudo indica que, dos 13 milhões de criadores de conteúdo no Brasil, 99% são nano e micro influenciadores. Com o cenário saturado dos grandes influenciadores, o estudo da BrandLovrs ressalta a importância de diversificar campanhas com nichos pouco explorados.
Segundo a pesquisa, mais de 95% das marcas pretendem aumentar ou manter seus investimentos em Creator Marketing. No entanto, cerca de 50% delas enfrentam desafios significativos ao trabalhar com criadores de conteúdo. A maior dificuldade, apontada por 75% das empresas, é a contratação dos creators certos, que se alinhem genuinamente com os valores e a estética da marca. Além disso, 38% das marcas mencionam a qualidade do conteúdo como uma preocupação. A mensuração do retorno sobre o investimento (ROI) é um ponto de atenção para 29% das empresas, sinalizando a necessidade de ferramentas e métricas mais precisas. Outros desafios incluem a gestão do relacionamento com os criadores e as burocracias jurídicas e financeiras, mencionadas por 15% e 13% das marcas, respectivamente.
“Temos trabalhado para construir essa comunidade proprietária, onde as marcas têm acesso direto e controle sobre os dados dos creators que realizam suas campanhas. A gestão integrada e análise consolidada de campanhas otimiza o tempo e aumenta a eficiência operacional, enquanto a automação de pagamentos e contratos desburocratiza a gestão financeira e jurídica das campanhas”, conclui Avellar.
Top 10 Beleza:
- O Boticário
- L’Oreal
- Sephora
- MAC
- Creamy
- Natura
- Salon Line
- Bruna Tavares
- Eudora
- Wella
Top 10 Moda:
- Nike
- Adidas
- Renner
- Live!
- Shein
- C&A
- Zara
- Riachuelo
- Arezzo
- Melissa
Top 10 Saúde & Fitness:
- Growth Suplementos
- Dux
- Max Titanium
- Bold
- Integral Medica
- Gummy
- Dr. Peanut
- Probiotica
- +Mu
- Caffeine Army
Top 10 Comidas & Bebidas:
- Coca-Cola
- Nestlé
- McDonald’s
- Heineken
- Burger King
- Cacau Show
- Lacta
- Sadia
- Lindt
- Seara
Top 10 Eletrônicos:
- Samsung
- Apple
- Electrolux
- Polishop
- Brastemp
- Asus
- KaBum!
- Polar
- Sony
- LG