Winnin revela dados de engajamento de marcas na Páscoa de 2025 (Foto: coolvector/Freepik)

Um levantamento realizado pela Winnin revelou as marcas mais mencionadas nas redes sociais durante o período da Páscoa. A pesquisa, feita entre os dias 1º e 21 de abril, apontou a Cacau Show como a empresa com maior número de menções nas plataformas digitais, seguida pela Lindt.

Segundo a Winnin, plataforma que utiliza inteligência artificial para mapear tendências culturais com base em vídeos online, a Cacau Show registrou 1,6 milhão de menções no Instagram, TikTok, Facebook e YouTube. A marca ficou na primeira posição do ranking de engajamento com conteúdo relacionado à Páscoa.

A Lindt apareceu logo em seguida, com 1,1 milhão de menções. A empresa se destacou no conteúdo gerado por usuários, conhecido como UGC (User Generated Content). A análise indica que houve alto interesse dos consumidores pelos produtos da marca.

Estratégias de comunicação e campanhas sazonais

As duas marcas adotaram abordagens diferentes para se comunicar com o público. Enquanto a Cacau Show concentrou esforços em campanhas próprias nas redes, a Lindt contou com a produção espontânea de conteúdo por consumidores.

Outras empresas também se destacaram. A Lacta, Bauducco e Tortuguita ganharam visibilidade com ações voltadas para o período da Páscoa. As campanhas de última hora, o foco em chocolombas e as peças ilustrativas foram pontos de destaque nas redes.

A pesquisa analisou publicações e interações de conteúdo do tipo Owned (conteúdo próprio), Earned (conteúdo espontâneo) e Paid (conteúdo patrocinado). A coleta considerou todas as faixas etárias e gêneros, no território nacional.

Ranking da Winnin revela as marcas mais populares entre consumidores na Páscoa
Ranking da Winnin revela as marcas mais populares entre consumidores na Páscoa

Influenciadores e conteúdos antecipados

Mesmo antes do início do mês de abril, influenciadores digitais já publicavam conteúdos sobre a Páscoa. Cerca de quatro meses antes da data, vídeos com análises de lançamentos, preços e embalagens começaram a circular nas redes sociais.

Esses materiais ajudaram a impulsionar o engajamento das marcas. As avaliações antecipadas serviram como orientação para os consumidores, que buscavam informações antes de realizar suas compras.

Intenção de compra permanece alta, apesar da inflação

Um estudo da Nexus mostrou que 52% dos brasileiros pretendiam comprar ovos de Páscoa neste ano. A intenção de compra se manteve, mesmo com o aumento no preço médio da cesta pascal e a pressão inflacionária sobre os produtos sazonais.

O consumo de chocolate segue presente no imaginário dos brasileiros. A data, de importância religiosa para cristãos e judeus, se transformou em um momento estratégico para ações comerciais e campanhas publicitárias.