A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou no dia 29 de junho projeto de lei para renomear o Museu do Amanhã para Museu Jornalista Glória Maria. De autoria dos vereadores Alexandre Beça (PSD), Luciano Medeiros (PSD) e Rosa Fernandes (PSC), o projeto foi aprovado por unanimidade e deve ser sancionado nos próximos dias pelo prefeito Eduardo Paes.
Na justificativa do projeto, a mudança é vista como uma forma de reconhecer e valorizar o trabalho de Glória, que se tornou uma das maiores referências negras no jornalismo. Diz um trecho do texto do documento: “Uma desbravadora de notícias e culturas, que imprimia sua personalidade corajosa em tudo o que fazia. Marcou a história da TV com uma intimidade de quem conversava com as câmeras, trazendo o público para dentro de suas matérias. O brasileiro viajou com suas histórias, conheceu o mundo através de suas reportagens e aplaudia a forma simples de fazer o diferente”.
Leia também:
Glória Maria Matta da Silva faleceu aos 73 anos em fevereiro, devido a um câncer no cérebro. Ela foi responsável por reportagens históricas e viajou por mais de 100 países. Ao longo de sua carreira, acumulou momentos marcantes na televisão brasileira, um deles ao ser a primeira repórter a realizar uma transmissão ao vivo e em cores no Jornal Nacional, da TV Globo, em 1977.