Dentro do comércio, uma das obrigações fiscais que tem se tornado constante é a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, um documento essencial na vida do consumidor e do empreendedor, seja ele de qualquer porte ou ramo. Sua função é documentar a circulação de mercadorias ou serviços entre duas partes, assim como a nota fiscal tradicional, mas com a diferença de que esta é feita e armazenada no meio digital.

Uma das ferramentas que podem auxiliar o empreendedor na hora da gerar sua Nota Fiscal Eletrônica é a utilização de uma plataforma em nuvem, hoje muito utilizada nas empresas para diversas funções. Tiago Rosa, diretor e fundador da SIGE Cloud, empresa especializada em sistema de gestão em nuvem, acredita que o serviço de nuvem é vantajoso para quem possui um empreendimento e busca praticidade na hora da geração de notas.

“A geração das notas fiscais é motivo de dor de cabeça para muitos empreendedores, quem muitas vezes não tem tempo ou não sabem como lidar. Poder emitir notas fiscais com apenas três cliques é um benefício direto que sistemas em nuvem podem oferecer, sem exigir grandes investimentos. Esses softwares facilitam o processo de faturamento e dão um novo fôlego para que os empreendedores possam se concentrar na qualidade dos serviços prestados.”

Uma das vantagens de armazenar as notas em nuvem é que se pode ter o acesso a elas sempre que precisar. Muitos gestores ainda possuem o hábito de enviar o fechamento do mês ao contador por e-mail, o que pode acarretar em problemas na hora do recebimento e até mesmo de vazamento de informações. No caso de obter em nuvem, elas podem também ser compartilhadas e acessadas de maneira remota, o que acelera o ritmo de trabalho e dá praticidade ao processo.

Tiago Rosa cita, também, que outra vantagem importante é a segurança de dados que a plataforma fornece. Por não precisar de impressões, o que ajuda na contenção de gastos, e também reduz as chances de perdas e extravios de documentos. Ele ainda recomenda aos empreendedores que busquem serviços especializados para a função, como a própria SIGE Cloud.

“Plataformas como Dropbox possuem estrutura de qualidade, no entanto, elas não superam a comodidade de um serviço especializado e exclusivo, que sabe especificamente dos problemas do dia-a-dia e oferece ferramentas exatas para o universo de notas fiscais”, comenta.