
A BrandLovers realizou um levantamento com mais de 480 nano e micro influenciadores. A pesquisa revelou quais marcas são mais desejadas pelos creators para campanhas de Dia dos Namorados e quais formatos, segmentos e abordagens tendem a gerar mais conexão com o público.
O Boticário, Cacau Show e L’Oréal lideram preferência dos criadores
O estudo mostra que marcas como O Boticário, Cacau Show e L’Oréal aparecem no topo da lista dos criadores. Os respondentes citaram espontaneamente as empresas com as quais gostariam de trabalhar em campanhas relacionadas à data.
As 10 marcas mais mencionadas foram:
Essas marcas foram apontadas como referências de consumo e também como símbolos de identidade e conexão emocional. De acordo com o levantamento, 39% dos creators disseram que a afinidade com a marca é o fator principal para aceitar uma campanha. O valor do cachê e a liberdade criativa foram mencionados por 27% dos entrevistados cada.
Rapha Avellar, CEO da BrandLovers, explicou: “Mais do que dinheiro, creators querem se sentir parte da marca. Eles buscam propósito, liberdade para criar com verdade e uma conexão que vá além do post”.
Beleza, moda e gastronomia despertam o interesse dos creators
Segundo os dados da pesquisa, os segmentos mais atrativos para campanhas do Dia dos Namorados são aqueles com forte apelo emocional e sensorial. Isso inclui beleza, moda e gastronomia, que permitem maior criatividade e engajamento.
Os nichos mais citados foram:
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Beleza e autocuidado – 87%
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Moda – 76%
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Restaurantes e delivery – 65%
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Comidas e bebidas – 63%
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Presentes personalizados – 52%
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Turismo e experiências a dois – 46%
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Saúde e bem-estar – 40%
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Tecnologia e eletrônicos – 23%
Além disso, os criadores destacaram que temas como autocuidado, presentes afetivos e experiências compartilhadas são os que mais possibilitam criar conteúdo real e envolvente.
Reels, stories e casais reais são os formatos preferidos
No que diz respeito ao formato, os creators apontaram uma clara preferência por conteúdos audiovisuais e espontâneos. Reels do Instagram foram os mais citados, seguidos por stories com interação e conteúdos produzidos por casais reais.
Veja os formatos mais mencionados:
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Reels – 93%
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Conteúdo em casal – 59%
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Stories com interação – 59%
Rapha Avellar comentou: “O que mais funciona no Dia dos Namorados são conteúdos que parecem cenas da vida real. Os creators sabem que o público quer se identificar, rir, se emocionar”.
Esse tipo de conteúdo cria maior engajamento e aproxima marcas e audiências em uma linguagem mais autêntica.
Criadores pedem mais representatividade nas campanhas
Embora as marcas invistam em ações para o Dia dos Namorados, os dados mostram que ainda falta representatividade nas campanhas. Apenas 34% dos criadores disseram que se sentem representados nas comunicações da data.
O levantamento revela uma oportunidade para as marcas explorarem outras narrativas, que incluam públicos diversos como pessoas LGBTQIA+, casais não monogâmicos, solteiros e casais maduros.
“Os creators conhecem os desejos, dilemas e comportamentos que movem as novas formas de se relacionar. Mais do que vender, eles têm repertório para representar as marcas em datas como o Dia dos Namorados”, afirmou Avellar.
Dessa forma, as marcas que desejarem criar campanhas mais relevantes em 2025 poderão apostar na diversidade de histórias e conexões reais com apoio dos influenciadores.