Festival 3i, no Rio, aborda o futuro do jornalismo digital

A Associação de Jornalismo Digital (Ajor) promoveu de 5 a 7 de maio, no Rio de Janeiro, a quarta edição nacional do Festival 3i – Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente. Mais de 350 convidados estiveram presentes ao encontro, que trouxe um olhar para a necessidade de pluralidade e renovação no jornalismo, estabelecendo uma linha de conexão entre passado, presente e futuro da profissão.

Ao todo, foram mais de 70 palestrantes e 35 atividades diferentes, que ajudaram a discutir temas como financiamento, produção de conteúdos para redes sociais, questões éticas no empreendimento jornalístico, impactos da inteligência artificial e a discussão sobre regulamentação das plataformas digitais com base no Projeto de Lei nº 2630/2020, conhecido como “PL das Fake News”.

As mesas foram transmitidas ao vivo e estão disponíveis no Youtube do 3i.

Em debate no Festival, o deputado federal Orlando Silva (PCdoB), relator do projeto da lei, defendeu a necessidade de modificar a regulamentação e responsabilização das chamadas big techs. O relator também ressaltou que a mudança traz obrigações de transparência e respeito à liberdade de expressão.