Uma pesquisa da LTK revelou que 77% dos consumidores confiam em influenciadores digitais pela honestidade de suas recomendações de produtos. O levantamento registrou crescimento de 34% em relação a 2024. Dessa forma, os creators se consolidaram como principais referências de consumo, especialmente para Geração Z e Millennials.
Influenciadores superam celebridades e anúncios tradicionais
Segundo o estudo, os influenciadores passaram a ocupar o primeiro lugar como fonte de inspiração para compras. Assim, eles superaram celebridades e campanhas de publicidade tradicional. Além disso, 70% da população em geral já realiza compras baseadas em recomendações de criadores de conteúdo.
Outro ponto importante foi o destaque para o UGC (User Generated Content, “Conteúdo gerado pelo usuário”). Os influenciadores lideram a produção desse tipo de material, o que reforça a proximidade com o público em um mercado marcado pelo excesso de anúncios.
Especialista analisa a credibilidade dos creators
Fabio Gonçalves, diretor de talentos brasileiros e norte-americanos da Viral Nation, avaliou os números como resultado de um movimento natural do mercado.
“As pessoas enxergam os influenciadores como consumidores reais, que testam, aprovam ou desaprovam produtos com base em experiências autênticas. Diferente da publicidade tradicional, que muitas vezes é percebida como distante ou enviesada, os creators conseguem criar uma relação de proximidade e confiança”, afirmou.
Segundo ele, a confiança conquistada depende de consistência: “A confiança nas avaliações não vem do nada, afinal, ela é resultado de um trabalho consistente, em que o influenciador conhece seu público, respeita sua comunidade e entrega transparência”.
Parcerias precisam estar alinhadas à autenticidade
Fabio ressaltou que a pesquisa reforça a importância de parcerias responsáveis. Para ele, aceitar campanhas sem acreditar no produto pode prejudicar o criador.
“Quando um criador aceita uma parceria apenas pelo dinheiro, sem acreditar no produto, o prejuízo é inevitável — tanto a curto quanto a longo prazo, já que a credibilidade é o que sustenta a relevância dele no mercado”, destacou.
Nesse contexto, as assessorias assumem papel essencial. Elas filtram campanhas e selecionam projetos que estejam de acordo com a reputação das marcas, além de preservar a confiança entre creators e comunidades.
Tendências para o futuro do marketing de influência
De acordo com Fabio, o desafio do setor será sustentar o nível atual de credibilidade. Ele afirmou que a Viral Nation já desenvolve estratégias para estruturar criadores como marcas pessoais.
“O futuro do marketing de influência pertence a quem souber equilibrar autenticidade com estratégia. E é isso que vai transformar a confiança do público em resultados de longo prazo”, explicou.
A agência tem investido em dados, em estratégias de reputação e em narrativas transparentes. Dessa forma, busca fortalecer a autoridade dos influenciadores como referências de consumo. Para os consumidores, as decisões não estão apenas ligadas a tendências, mas sim às opiniões validadas pelos creators.
Detalhes da metodologia
O estudo “Holiday Playbook” foi realizado em junho de 2025, com 1.034 participantes nos Estados Unidos. A LTK informou que o resultado reflete a população norte-americana com 97% de confiança.
O relatório completo está disponível no site da empresa: Holiday Playbook.